O que É Controle de Pragas

 

O controle de pragas é um processo de minimização ou remoção de insectos ou outras pragas indesejáveis, que possam estar a ocupar espaços frequentados por pessoas. O controle de pragas tanto pode ser efectuado na sua casa, como pode ser feito em espaços mais abrangentes, como é o caso de uma loja ou um edifício público. O processo de controle, geralmente, envolve o uso de insecticidas, para prevenir a entrada num determinado sítio ou para eliminar quaisquer pragas que já tenham anteriormente entrado no local.

Muitos donos de residências optam por fazer eles próprios o controle. Este processo, normalmente, engloba um conjunto de estratégias, para tornar a residência menos propensa a ser invadida por baratas e outras pragas semelhantes. Além de manter a casa limpa, o que já é um dissuasor para ratos que procuram alimento, os donos de residências utilizam produtos, para eliminar quaisquer invasores que possam entrar no espaço habitacional.

 

  Controle residencial de pragas

 

A contratação de serviços de controle de pragas por donos de residência, negócios ou pelos municípios é um cenário usual. Além de lidarem com as pragas habituais, que procuram alimento e abrigo dentro do edifício, os exterminadores profissionais podem também lidar com a presença de pragas que possam causar sérios danos estruturais numa propriedade.

Geralmente, as pessoas utilizam os recursos pessoais e profissionais para manter um determinado ambiente livre de pragas. Isto, usualmente, mantém o espaço livre, assegurando também que não existem fendas que possam permitir o acesso do exterior. Como complemento a esses esforços, pode-se contratar um exterminador para, uma vez por mês, fazer a manutenção e tratamento do espaço.

O objectivo primordial de todas as formas de controle de pragas é o de remover ratos, baratas, térmitas e outros tipos de pragas, de áreas onde os humanos possam viver, trabalhar e brincar. Além de minimizar as hipóteses de danos estruturais, os esforços do controle de pragas podem reduzir também as hipóteses de os humanos contrairem certas doenças.

O controle de pragas é também um conforto para as pessoas que não estão confortáveis ou têm algum tipo de fobia associado a diferentes pragas, por empregar medidas que tornam raros os contactos entre essas pessoas e as pragas.