Como Retirar Ratos de Paredes

 

Os ratos vivem em áreas escondidas dentro das casas, incluindo locais de armazenagem, sótãos e interiores de parede. Os ratos são capazes de caber e atravessar buracos extremamente pequenos no chão, nas paredes e fundações. Depois de entrarem nas casas, pode ser bastante difícil livrar-se dos mesmos.

Os ratos que vivem nas paredes raramente deixam os seus ninhos durante a luz do dia. A sua presença é notada, muitas vezes, pelos grunhidos e outros sons característicos dos ratos. Antes de tentar qualquer método de exterminação dos ratos, os proprietários devem identificar correctamente que praga têm dentro de casa. Existem outras espécies que são conhecidas por viverem dentro de paredes, o que significa que necessitam de um método distinto de controle.

Excrementos e pegadas são pontualmente visíveis nas casas com problemas de infestações de ratos. São também visíveis buracos nas paredes, no chão, tectos e fundações. Devido aos seus hábitos de nidificação e de alimentação, os ratos causam danos significativos às fontes de alimento dos humanos, bem como a superfícies de madeira. Marcas de dentadas nestas áreas pode também indicar a presença de ratos.

Estes roedores que vivem nas paredes acabam por emergir, na sua procura por comida. Nestas alturas, os humanos podem capturar ou matar os ratos, através de armadilhas. Os proprietários podem também atrair os ratos para fora com iscas de comida. Existem diversas armadilhas disponíveis, desde às convencionais até às armadilhas com cola. Algumas são concebidas para capturar os roedores, enquanto outras requerem que os donos libertem os mesmos no exterior. De modos a ser eficaz, as armadilhas devem ser devidamente colocadas e ao longo de áreas frequentadas pelos ratos. Muitas vezes, os proprietários colocam as armadilhas de forma inadequada, tornando-as não só ineficazes, mas também um perigo para crianças e outros animais que possam aceder à armadilha.

Nestes casos de infestação, deve-se procurar ajuda profissional, devido ao conhecimento, treino e experiência para controlar devidamente os ratos.