Controle de Baratas
Algumas espécies de baratas, quando invadem o espaço ou habitações humanas, são consideradas pragas. Outras são importantes para o ambiente, enquanto recicladoras de material orgânico em decomposição. As pragas de baratas podem ser portadoras de várias doenças, porque estão geralmente perto de depósitos de resíduos ou na cozinha, onde está presente comida. As infestações de baratas não se limitam a residências, pois também afectam o comércio, como os restaurantes.
As baratas variam em tamanho, sendo que as espécies tropicais tendem a ser maiores do que outras, que encontramos noutros climas. As baratas têm seis pernas, duas antenas e algumas têm também asas. Contudo, apesar de terem asas, a maior parte dessas baratas não é particularmente adepta de voar. As baratas emitem odores desagradáveis e podem também produzir sons.
As baratas podem ser complicadas no gerir no âmbito residencial. Para ganhar a guerra com as baratas, aqui está o que você precisa de saber:
- Entrada - As baratas podem entrar na sua casa através de diversas formas, desde o exterior através de falhas e fendas, esgotos e tubos de drenagem. Podemos mesmo trazer as mesmas para casa, em produtos como os sacos das compras, caixas, malas e mesmo em nós próprios.
- Ambiente Ideal - A sua casa é um campo de procriação ideal para certos tipos de baratas. Com muita comida, calor, água e sítios para ninhos, as baratas podem estar activas durante todo o ano.
- Reprodução - As baratas reproduzem-se de forma muito rápida. Por cada uma que você vir, pode haver muitas mais que se escondem e que podem estar a multiplicar-se por trás das paredes.
- Evasivas - Como as baratas são tipicamente nocturnas, se você viu uma, o mais provável é que não as viu todas. As poucas baratas que você vê durante o dia, pode significar que são forçadas a sair devido a uma superlotação; um possível sinal de uma infestação severa de baratas.
- Alergias - Os detritos criados pelas peles soltas das baratas, corpos mortos e excrementos podem agravar alergias, especialmente em crianças e em indivíduos sensíveis.
- Ineficácia de Métodos Caseiros - As baratas são melhores a se esconderem do que você a encontrá-las, e os seus ovos estão naturalmente protegidos de muitos inseticidas. Sem equipamento especial, materiais e conhecimento técnico, o controle caseiro de baratas pode ser uma batalha perdida.
Embora você possa eliminar baratas individuais, se você identificar uma infestação de baratas, deve contactar um serviço profissional de desinfestação e controle de pragas, de modos a solucionar devidamente o problema.