Controle de Insetos
O controle biológico é uma das várias abordagens ao controle de insectos ou, se quisermos, à gestão de insectos enquanto pragas. Quando se pondera sobre uma estratégia ampla para o controle de pragas, é útil ter em linha de conta todas as opções disponíveis. Os métodos específicos de controle de insectos podem ser classificados em categorias como: controle cultural, resistência do hospedeiro, controle físico, controle mecânico, controle biológico e, por último, o controle químico.
Controle Cultural
Este tipo de controle envolve a alteração de práticas agrícolas tradicionais para evitar pragas ou tornar o ambientes menos favorável para elas. Existem vários tipos de controle cultural, como:
- Rotação de Culturas - Permite substituir uma cultura susceptível a infestação de pragas por outra cultura que não é susceptível, numa base rotativa.
- Saneamento - Refere-se a manter a área limpa e livre de plantas ou materiais que possam hospedar pestes.
- Policultivo - Uma prática que torna mais difícil a hospedagem de pragas e também promove um habitat favorável para os inimigos naturais das pragas
- Tempo de Cultivo - Um tempo de cultivo devidamente planeado permite evitar alguns problemas relacionados com pragas
Resistência do Hospedeiro
Também conhecido como resistência das plantas, este método tem sido utilizado com eficácia ao longo de décadas, para reduzir o impacto das pragas. Algumas plantas tem adaptações químicas e físicas que permitem que elas repilam e matem pestes. Alguns criadores utilizam estas características e melhoram até as mesmas para desenvolver culturas mais resistentes. Estas técnicas tradicionais ainda hoje são utilizadas, mas os métodos modernos da biotecnologia também têm um papel relevante no desenvolvimento de culturas resistentes a pestes.
Controle Físico
São métodos que fisicamente mantêm as pragas de insectos afastadas dos hospedeiros. Existem várias barreiras utilizadas, entre as quais encontramos telas para janelas para manter a saúde da colheita e afastar as pragas de edifícios e de estufas. Vários tipos de armadilhas podem ser utilizados para controle, como as armadilhas de baratas em casas.
Controle Mecânico
Permite remover directamente ou matar as pragas. Os métodos de controle mecânico podem ser rápidos e eficazes, mas muitos são apropriados para pequenos problemas com pragas e são populares junto de jardineiros e proprietários de casas. É de realçar que os controles mecânicos têm pouco impacto nos inimigos naturais e outros organismos que não as pragas, pelo que são apropriados para uso conjunto com o controle biológico numa abordagem integrada de controle de pragas. Como exemplo de uma forma de controle mecânico encontramos as armadilhas para ratos.
Controle Biológico
Relaciona-se com o uso de organismos benéficos para controle de pragas. É uma das principais abordagens ao controle de pestes. O controle microbiano é uma forma de controle biológico, que recorre a agentes patogénicos de insectos, tais como vírus, bactérias e fungos, para controlar as pragas.
Controle Químico
É o uso de químicos para matar as pragas ou para inibir a sua alimentação, acasalamento ou outros comportamentos essenciais. Os produtos químicos usados no controle químico pode passar pelos produtos naturais, imitações sintetizadas de produtos naturais, ou materiais totalmente sintéticos.